Conheça os diferentes tipos de aço inox utilizados na fabricação de equipamentos e mobiliários para exposição de alimentos

August 22, 2018

 

Você conhece os diferentes tipos de aço inox utilizados na fabricação de equipamentos para cozinhas profissionais e mobiliários para exposição de alimentos?

 

Se ainda não conhece, este artigo vai te ajudar a entender as características e diferenças entre os tipos mais utilizados.

 

Para começar, uma breve introdução em relação aos tipos de materiais (especificamente de aço inox) utilizados na produção dos equipamentos e mobiliários para exposição e distribuição ALLKIT.

 

Nosso principal fornecedor de aço inox é a empresa Aperam. A Aperam South América é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina. 

 

A empresa detém mais de 70% de participação no mercado brasileiro e exporta para mais de 50 países.

 

Nos produtos que fabricamos, utilizamos dois tipos de aço inox - o Aço Inox 304 e o Aço Inox 430. As aplicações variam conforme as características de uso dos produtos, o projeto e também design do produto.
 

Resumidamente utilizamos o aço inox 304 em partes que precisam ser soldadas. Isso porque o aço 304 apresenta excelente soldabilidade e consequentemente proporciona boas condições para polimento (acabamento). Já o aço 430 é utilizado para revestimentos, painéis e gabinetes onde não são realizadas soldas. 

 

Características que diferenciam os tipos de aço inox 304 e 430

 

O aço 304

 

  • Também chamado de aço austenítico, não é magnético.

  • Contém pelo menos 18% de Cromo e 8% de Níquel.

  • Tem boa conformabilidade e boa soldabilidade e muito boa resistência à corrosão.

  • Os fabricantes usam aço inoxidável 304 na produção de pias de cozinhas industriais, bancadas, equipamentos de processamento de alimentos e outros equipamentos regularmente expostos a ambientes corrosivos.

 

Outras aplicações importantes dos aços Austeníticos (304) são: equipamentos para as indústrias alimentícia, aeronáutica, ferroviária, naval, petrolífera, de papel e celulose, têxtil e química; destilarias, caldeiraria, estampagem geral e profunda, construção civil, tubos e vasos de pressão, mineração e refinarias. 

 

O aço 430

 

  • Faz parte dos aços ferríticos e é magnético.

  • Contém com 16% de Cromo na sua composição, é mais simples e barato por quase não usar o níquel na sua composição.

  • É mais difícil de soldar, tem boa conformabilidade, mas inferior à do 304, boa resistência à corrosão porém inferior a do 304.
    Embora apresente propriedades inferiores ao 304, o aço 430 pode ser perfeitamente utilizado para painéis, revestimentos, gabinetes e outros equipamentos.

  • Utilizado na construção civil, arquitetura, utensílios domésticos (baixelas, pias e talheres), eletrodomésticos, fogões, geladeiras, fornos e lavadoras, cunhagem de moedas, balcões frigoríficos e etc. 

 

Outras aplicações importantes dos aços ferríticos (430) são: sistemas de exaustão de gases em motores de explosão, cozinhas industriais e refinarias de petróleo. 

 

Os balcões buffet para self-service e vitrines são fabricados utilizando-se uma combinação de aço 304 e 430.

 

Os gabinetes (parte inferior), especificamente as laterais (que chamamos de cabeceiras) são fabricadas em aço inox 430, com acabamento escovado.

 

__________________________________________________________________________________

 

Para conhecer melhor a Aperam, clique aqui

 

Caso tenha interesse em nossos produtos (Balcão, Vitrine), fale com nossos Especialistas em Mobiliários para Exposição e Distribuição de Alimentos – clicando aqui

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Linkedin
Please reload

Posts Em Destaque

Madeira Sintética PVC: Durabilidade e Personalização

September 16, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags