Sanitização de Alimentos: Frutas, verduras e legumes com qualidade e maior vida útil.

May 28, 2019

 

Para garantir a qualidade, a segurança e a durabilidade das Frutas, Verduras e Legumes se deve executar um bom processo de sanitização de alimentos. Isso vale, também, para os utensílios, equipamentos, instalações e, principalmente, para os alimentos, em geral.

 

Não basta apenas higienizar, deve-se garantir a sanitização adequada. Enquanto a higienização é o processo de remoção de resíduos orgânicos e minerais fixados às superfícies, o processo de Sanitização de alimentos, que ocorre posteriormente e tem a função de reduzir os micro-organismos e assim garantir a qualidade e a segurança dos alimentos. Tradicionalmente, se utiliza produtos químicos sanitizantes no processo de sanitização.

 

No caso da sanitização dos alimentos, o processo mais comum é através do hipoclorito de sódio. Apesar de efetivo, o uso desta técnica tem algumas desvantagens como o custo com o produto químico, armazenagem e necessidade de diluição correta. Além disso, o manuseio requer utilização de EPI’s (equipamentos de proteção individual) como óculos, luvas, máscara, avental e outros conforme legislação específica.

 

Para garantir bons níveis de sanitização, os alimentos devem ser submersos numa solução de água + hipoclorito de sódio por 15 minutos em média, e depois enxaguados em água corrente. Problemas com a diluição (quantidades erradas) ou tempo de submersão podem trazer problemas como ineficiência se utilizado menos produto, ou submersão em menos tempo, ou, até mesmo, alteração de sabor e textura no caso de exposição maior do que o recomendado. Além disso, a sanitização de alimentos com hipoclorito de sódio diminui a vida útil dos produtos sensivelmente.



Sanitização de Alimentos, Utensílios e Equipamentos com Água Ozonizada

 

Uma alternativa inteligente e muito eficaz para a sanitização de alimentos, utensílios e equipamentos é através do uso de água ozonizada. Para sanitizar frutas, legumes e verduras, com alta qualidade, basta submergir os alimentos em água ozonizada por 2 minutos. Este é um processo muito interessante, pois, facilita muito o trabalho, dispensa o enxágue, já que a água ozonizada não deixa resíduos nos alimentos. A durabilidade dos produtos é maximizada, chegando, em alguns casos, em até 7 dias com qualidade e apresentação perfeitas.

 

Os aparelhos de sanitização de alimentos com água ozonizada produzem internamente, a partir do ar ambiente e da energia elétrica, o ozônio utilizado, que é pressurizado e diluído na água. Ou seja, não se utiliza nenhum tipo de produto químico, eliminando o custo com a compra, armazenamento ou manipulação de produtos químicos.

 

É um processo, 100% ecológico, garantindo a saúde das pessoas que manipulam e que comem os alimentos, além de não agredir o meio ambiente.
Agora que você conhece os métodos de sanitização de Frutas, Verduras e Legumes, qual técnica você acredita ser a mais adequada: A técnica tradicional ou o processo de Sanitização de Alimentos com Água Ozonizada? Analise os pontos e escolha a mais vantajosa para você!
________________________________________


Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de pesquisar sobre Ozonizadores e Sanitizadores no nosso site, https://www.allkit.com.br/sanitizador-profissional

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Linkedin
Please reload

Posts Em Destaque

Madeira Sintética PVC: Durabilidade e Personalização

September 16, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags