Mercaurantes: A fusão entre Supermercados e Restaurantes


Os supermercadistas estão cada vez mais conscientes da importância da experiência gastronômica e da necessidades de oferecer alimentos prontos para consumo. Em um mundo cada vez mais globalizado, não é uma surpresa que surjam novas necessidades em todas as áreas da vida cotidiana, e o segmento de varejo de alimentos também está sujeito aos movimentos da sociedade.

Os clientes querem cada vez mais experiências agradáveis, praticidade e conveniência. Com isso surgem novas necessidades como a oferta de produtos frescos e mais naturais, com exposição diferenciada e atendimento personalizado. Também é preciso suprir uma demanda, onde os consumidores não cozinham mais diariamente, e, precisam se alimentar todos os dias. Por outro lado, existe uma rejeição cada vez maior por alimentação industrializada. As pessoas querem comida boa e artesanal, feita no próprio estabelecimento.

Desta forma, nós visualizamos dois caminhos para os supermercados, ou você vai focar nos “commodities” e competir por preço, reduzindo a sua margem e vendendo cada vez mais barato ou vai agregar valor e proporcionar experiências gastronómicas para encantar para os consumidores, garantindo assim a fidelização e os melhores resultados para o seu negócio.

O resultado desse movimento é o surgimento de um novo conceito de serviço para os supermercados, que já é uma realidade nas principais cidades do mundo e uma tendência global e nos apresenta um modelo de negócio que traz a fusão entre o supermercado e o restaurante: os “Mercaurantes”.

Mercaurantes é um acrônimo, resultante da junção das palavras “Mercados & Restaurantes”, que, trazemos para definir esse modelo de negócio que invade os supermercados mundo afora. Inspirados neste conceito, criamos a marca “Mercaurantes”, apresentada em uma revista, que, em breve, será lançada.

Sem dúvidas, aplicar o conceito “Mercaurantes”, é uma ótima estratégia para a diferenciação e encantamento dos consumidores. Na Europa, redes como Mercadona, Carrefour, Dia, Lidl e Alcampo já lançaram diversas iniciativas com a introdução de “corners” especializados para oferecer comida pronta para consumo, preparadas no estabelecimento, para o cliente levar para casa ou comer no próprio local.

Na Ásia, um dos novos motores de inovação, o gigante Alibaba, através do Hema Supermarket, materializou o conceito de fusão entre o supermercado e o restaurante, oferecendo, por exemplo, peixes e frutos do mar frescos, que o cliente pode escolher para ser preparado na hora, para comer no local ou levar para casa.

Nesse artigo nós utilizamos uma foto do M&S Food, que pertence a rede Marks & Spencer : uma companhia de varejo britânica, a maior rede de lojas de departamento do Reino Unido, com mais de 840 lojas espalhadas em mais de 30 países.

O conceito de “Mercaurantes” têm como base a hospitalidade materializada nas experiências gastronômicas.

Quer conhecer mais sobre o conceito “Mercaurantes”? A Allkit tem pesquisado e desenvolvido tecnologias para aplicação do conceito e pode lhe ajudar no planejamento e implantação.

Clique aqui, fale com um de nossos consultores ou faça contato por e-mail, whatsapp e telefone.


Contato: Telefone fixo +55 (19) 3871.3625 / Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / E-mail comercial4@allkit.com.br.


Foto: Divulgação


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle