Experiências Gastronômicas e sua importância para os Supermercados


foto: The Grocery Store, em Westfield Miranda - Sydney, Austrália


Atualmente, os consumidores são mais seletivos e atentos ao modo como usam seu dinheiro, principalmente, ao realizarem as compras nos supermercados.


Além disso, os clientes desejam se sentir especiais, assim, os supermercados devem focar o seu modelo de negócios em estratégias que atraiam os consumidores através de experiências gastronômicas.


Hoje, os consumidores já não compram mais um produto ou serviço apenas para suprir uma necessidade, mas, sim, pelo desejo e experiência que está agregado ao mesmo. A apresentação de uma comida embalada, aroma dos alimentos e do ambiente, música, iluminação, localização, expositores com cores diferentes e atendimento são alguns dos fatores que mexem com os sentidos do consumidor e criam uma melhor experiência durante a compra.


Para definir bem uma estratégia e elaborar experiências que gerem vendas, preparamos algumas dicas de como os supermercados podem utilizar os 5 sentidos humanos para transformar as compras de seus consumidores em experiências gastronômicas diferenciadas. Confira, abaixo.



1- OLFATO

Muitos produtos e marcas tem um aroma ou cheiro característico, que faz com sejam reconhecidos pelos consumidores, assim, muitas vezes, geram desejo aos clientes.


Exemplos práticos: Assar um pão de queijo, torrar café ou até o próprio “cheiro do pão francês” saindo do forno, são possíveis ações que estimulam os consumidores através do olfato.



2- PALADAR

Ofertar alimentos e produtos para degustação é outro ponto que gera resultados aos supermercados, afinal, fazer o consumidor sentir o sabor dos alimentos pode ser um estímulo à compra.


Ex: Colocar os próprios pães de queijo ou café utilizados para estimular o olfato como degustação, pode ser uma estratégia complementar, ou, também, oferecer pedaços de frutas picadas, no caso do hortifruti (se a loja for grande, é importante montar diferentes pontos de degustação, um para cada tipo de seção).



3- AUDIÇÃO

Já é comum os supermercados utilizarem música ambiente, mas, não basta sintonizar qualquer rádio ou criar uma playlist sem fundamentos, os supermercados devem ter o cuidado de definir o perfil dos consumidores nos diferentes momentos da compra, seja de manhã, à tarde ou à noite.


Ex: Usar ritmos mais calmos durante as manhãs / noite e mais animados durante o dia.



4- VISÃO

A visão é, claramente, um dos sentidos que mais valorizam a experiência gastronômica, através da organização dos produtos, as cores, iluminação e no próprio mobiliário usado para expor os produtos.


Ex: Utilizar expositores adequados a cada alimento, além de conservá-los na temperatura ideal, destaca e agrega valor aos alimentos / produtos, por exemplo, expor sushis e comidas japonesas em um expositor vermelho.



5- TATO

Na questão do tato, é importante os supermercados estarem atentos aos expositores e mobiliários de exposição utilizados, já que a ergonomia dos mesmo influencia diretamente no modo que os clientes manuseiam os produtos e a facilidade em que eles têm para selecioná-los.


Ex: Utilizar mobiliários de alto valor agregado, que expõem e conservam alimentos com excelência e, também, permitem que os consumidores tenham fácil acesso aos produtos.



Para auxiliar os supermercados a elaborarem layouts incríveis, que estimulam os 5 sentidos dos consumidores, a Allkit possui a linha Mercaurantes, composta por balcões e vitrines personalizáveis, ideais para desenvolver exposições temáticas que proporcionam experiências gastronômicas completas



Quer elaborar experiências gastronômicas incríveis aos clientes do seu supermercado?

Clique aqui, fale com um dos nossos consultores ou faça contato por e-mail, whatsapp e telefone.


Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / E-mail comercial5@allkit.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle