Boutiques de Carnes: Sofisticação dos Açougues em Supermercados



O Brasil é o maior produtor e exportador de carne bovina do planeta e, até pouco tempo, não possuía grandes marcas de carne in natura, fato, porém, que vêm mudando. A Friboi, empresa do grupo JBS, maior processadora de carnes do mundo, identificou a oportunidade e transformou o nome da companhia em uma marca reconhecida mundialmente, diferenciando-se dos concorrentes.


Ofertas de carnes à venda em supermercados e açougues, sem a identificação da marca, não é uma particularidade apenas do mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, as carnes não possuem marca pois a qualidade é uniforme, sendo o contrário do Brasil, onde, infelizmente, ainda existem carnes de qualidade duvidosa. Este tipo de situação abriu margem para o surgimento de marcas premium.


As casas de carnes nobres, que surgem, são ambientes diferenciados pois, geralmente, não trabalham com a carne do gado brasileiro, o Nelore, mas sim, com carnes de raças mais nobres, geralmente de origem européia, como Black Angus, Red Angus, Hereford e Bonsmara (África do Sul).


Os brasileiros já estão adaptados ao conceito e existência das casas de carnes com cortes especiais, principalmente, em locais de maior poder aquisitivo, como é comum nas capitais e principais cidades do país.


Uma grande novidade nas novas casas de carnes é a variedade dos cortes, como T-bone, Chorizo, Ancho, Prime Rib, Bombom de Alcatra e outros.


Outro conceito interessante é que dão ênfase às partes dianteiras do boi, antes conhecidas no Brasil como carnes de segunda. Existem excelentes cortes como o Shoulder e Raquete, que são campeões de vendas ou Bananinha, carne mais gordurosa, porém, com muito sabor e um bom preço. Isso fortalece novos hábitos de consumo ao brasileiro, que antes valorizava apenas a picanha ou o filé mignon.

Acompanhando este movimento, nota-se uma crescente inserção de boutiques de carnes em supermercados, o que nos faz lembrar da transformação das padarias, ocorrida há alguns anos atrás, nas principais redes e supermercados do Brasil. Os varejistas já notaram que, diferente dos tradicionais açougues, onde são expostas peças enormes de carnes nos balcões, o ambiente de carnes nobres deve ser moderno com uma apresentação que valorize os cortes para garantir a diferenciação e atrair os consumidores com perfil adequado ao produto.



Atenta nesse conceito, a Allkit desenvolveu a Linha Mercaurantes de Balcões e Vitrines, excelente para uma exposição temática e personalizada, onde supermercados conseguem implantar seções de açougues sofisticados em suas redes. As Vitrines de Atendimento e Mesas Frias desconstroem o visual de açougue convencional e recriam ambientes atrativos, ideais para a venda de carnes com cortes diferenciados e produtos de alto valor agregado.


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Contato: Telefone fixo +55 (19) 3871.3625 / Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / E-mail comercial4@allkit.com.br.


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