Restaurantes: Novos modelos para suprir a queda das vendas no salão

Restaurantes: Novos modelos para suprir a queda das vendas no salão

June 18, 2020

 

Ainda é cedo para sabermos quais serão os impactos deste momento histórico, porém, sabemos que restaurantes, bares, cafés e outros serviços de alimentação precisarão se reinventar. 

 

Com as restrições em função do distanciamento, torna-se vital explorar novos modelos para suprir a queda das vendas no salão, já que, alguns restaurantes estão reabrindo com apenas 30% ou 50% da capacidade máxima.

 

Inovar e desenvolver novos formatos de entrega e ampliar canais de distribuição já são pontos fundamentais para a adaptação ao novo momento do “food service”. Para suprir a queda das vendas, os estabelecimentos de alimentação podem:

 

1. Elaborar ofertas para atender diferentes momentos do dia com uma variedade de produtos para café da manhã, almoço, lanche e jantar;

 

2. Integrar os canais tradicionais de vendas com os canais digitais;

 

3. Atualizar o cardápio e oferecer os mesmos produtos para venda e consumo no salão, para levar e entregar;

 

4. Cadastrar-se em plataformas digitais como iFood e Rappi. Estas plataformas podem trazer novos clientes para o seu negócio;

 

5. Revisar o cardápio para torná-lo mais enxuto e focado nos produtos preferidos dos clientes e que mais vendiam antes da crise. Isso reduz o custo de itens com “menor giro”;

 

6. Promover um cardápio com refeições:

  • Quentes e Frias 

  • Prontas para Consumo 

  • Embaladas individualmente ou em formato de combos

  • Perfeitamente protegidas 

  • Expostas de modo que seja necessário pouco contato físico

 

*Lembre-se: É muito importante comunicar e deixar visível aos consumidores todas as ações realizadas pelo estabelecimento em termos de cuidados e precauções. Esta comunicação transmite segurança aos clientes para consumo.

 

 

Para que os estabelecimentos de alimentação tenham sucesso na hora de inovar os formatos de apresentação e entrega dos produtos e, ainda, consigam ampliar os canais de venda, é indicado a montagem de uma estrutura com vitrines abertas para a exposição e conservação dos alimentos embalados, sejam eles quentes ou frios. Este layout permite atender diferentes tipos de serviços com uma única estrutura, possibilitando aos clientes:

 

  • Pegarem os alimentos expostos para consumir no próprio local;

  • Selecionarem e levarem os alimentos para que sejam consumidos em outro ambiente;

 

A estrutura com vitrines abertas permitem, também, que os funcionários separarem as entregas, tudo a partir de um mesmo local. Os restaurantes, bares, cafés e outros estabelecimentos conseguirão desenvolver diferentes opções de serviços, como:

 

 

 

Grab and Go (Pegue e Vá)

Os clientes pegam os produtos e escolhem se vão consumir no próprio local ou levar para casa, escritório ou outro ambiente. 

 

*Atenção: Fique atento às regras do seu município previstas pela Anvisa quanto ao aumento do espaçamento entre mesas. É possível retirar as mesas ou colocar barreiras físicas impedindo a ocupação em alguns assentos.

Através do formato Grab N`Go, a rede de fast-food de comida japonesa e asiática Wasabi inovou e obteve grande sucesso no Reino Unido.

 

 

 

 

Delivery (Entrega)

Com a estrutura de vitrines abertas os alimentos são conservados até o momento da entrega, quando os funcionários pegam os produtos, montam os pedidos e despacham os alimentos para entrega.

 

Utilize plataformas digitais como iFood e Rappi para ampliar as suas vendas.

 

 

 

 

 

Janela de Entrega

Se a arquitetura do estabelecimento permitir, faça entregas através de uma janela, assim, os clientes da redondeza poderão retirá-los com facilidade. Não esqueça de marcar o piso com as posições para garantir o distanciamento recomendado entre as pessoas.

Restaurante “A Casa do Porco”, em São Paulo, repaginou seus serviços com as opções de retirada e delivery.

 

 

 

 

Meal Box (Caixas de Refeições)

Este serviço consiste em montar kits com os produtos do cardápio. Bebidas e até alguns utensílios devem ser incluídos.

 

 

 

 

Kits para Finalização

Diferentes dos Meal Box, formato onde os alimentos vêm prontos para consumo, os Kits para Finalização são entregues semi-prontos, assim, as pessoas recebem os produtos porcionados e os finalizam em casa, na hora do consumo.

A rede “deBetti” inovou possibilitando que os clientes comprem os hamburguers, ingredientes e acompanhamentos, e, assim, finalizem na hora de comer.

 

 

 

 

Entregas no Carro (Drive Thru)

Este pode ser o tradicional Drive Thru para aqueles estabelecimentos que possuem espaço ou amplo estacionamento. Outra opção nesta modalidade de serviço é a entrega na calçada, formato onde existem algumas vagas na frente do restaurante e o funcionário faz a entrega da refeição no carro do cliente.

 

Um funcionário do estabelecimento fica encarregado de entregar as refeições aos clientes no carro.

 

 

 

Agora que você já conhece algumas opções de serviços para inovar estabelecimentos de alimentação, conheça, neste link, a linha de Vitrines Abertas Grab N`Go Allkit. Ideais para exposição e conservação de alimentos embalados (quentes e frios), estas vitrines permitem que os estabelecimentos possam atender diferentes tipos de serviços com qualidade e segurança.

 

 

 

Para mais informações, entre em contato através do link abaixo ou fale com um de nossos consultores.

 

Link: https://bit.ly/2YWOPLT

 

Contato: Telefone fixo +55 (19) 3871.3625 / Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944

E-mail: comercial4@allkit.com.br.