“Você escolhe, nós servimos”: Um novo formato para os Restaurantes Sel

“Você escolhe, nós servimos”: Um novo formato para os Restaurantes Self-Service

April 9, 2020

 

 

Nestes dias de isolamento social decretado na maioria dos estados brasileiros, os bares, restaurantes, cafeterias e similares foram obrigados a fechar as portas, podendo funcionar somente para entregas ou retiradas no balcão. O que significa uma queda de mais de 90% do faturamento para a maioria dos estabelecimentos.

 

Alguns estão operando parcialmente com foco nas entregas à domicílio, que garante algum tipo de atividade e faturamento. E o que podem fazer os restaurantes que trabalham exclusivamente com o sistema self-service? E os restaurantes corporativos  que servem as indústrias?

 

O segmento industrial, na sua grande maioria segue trabalhando, especialmente as áreas de produção e logística continuam suas atividades presenciais e estas pessoas precisam se alimentar todos os dias. Desta forma, surge a dúvida: Como continuar servindo as refeições com qualidade e segurança? Afinal, a maioria dos restaurantes corporativos (das empresas e indústrias) trabalham exclusivamente com o self-service.

 

 

Pensando nisso, nós da Allkit, desenvolvemos algumas dicas de boas práticas, inspiradas em medidas implementadas pelos supermercados, com foco na segurança dos clientes, funcionários e fornecedores, nesses tempos de coronavírus. Sugerimos um novo formato de atendimento para Restaurantes Self-Service, o qual denominamos “Você escolhe, nós servimos”. 


Trata-se de uma adaptação do sistema self-service, que visa garantir maior segurança para as pessoas. Neste formato “Você escolhe, nós servimos” os clientes são servidos por funcionários do restaurante em vez de se servirem. Também, são implementadas boas práticas que abrangem a equipe do restaurante, os clientes e o local de atendimento.

 

Estas medidas, além de garantirem a qualidade e segurança dos alimentos, dos funcionários e dos clientes, vão garantir que os clientes sintam-se tranquilos  para frequentar o seu estabelecimento. 

 

 

 

1. Adaptação do Balcão Buffet

 


Instale protetores de vidro ou acrílico nos balcões buffet, separando os clientes dos alimentos e, assim, transformando os buffet em uma espécie de vitrine. Este formato é comum em restaurantes dos EUA e da Europa, onde os funcionários servem os alimentos para os clientes consumirem no local ou embalados para viagem.

 

Dicas:

1. Utilize barreiras de vidro ou acrílico que possam ser retiradas sem estragar o seu balcão buffet, pois em breve você poderá voltar ao sistema self-service;

2. Se preferir, você pode simplesmente utilizar um delimitador de fluxo para que as pessoas fiquem à 1,00 m dos alimentos;

 

 

 

2. Treinamento aos Funcionários

 

Treine a equipe do restaurante para que eles sirvam os pratos com uma boa apresentação e possam direcionar os clientes;

 

(Isto garante agilidade no serviço e evitar aglomeração de pessoas durante a escolha dos alimentos)

 

 

 

3. EPI’s

 

Implante o uso de máscaras e luvas, além dos uniformes e EPI’s que normalmente são utilizados pelos os funcionários;

 

 

 

4. Higiene da Equipe

 

Reforce os procedimentos de higiene de sua equipe;

(Caso necessário, utilize um despertador ou algum dispositivo como alarme para lembrar os funcionários para lavarem as mãos)

 

 

 

5. Alimentos em Monoporções

 

Coloque alimentos como saladas expostas e servidas já montadas em recipientes monoporção;

 

Dica: *Reduza a variedade de alimentos, caso você ofereça muitas opções e preparações;

 

 

 

 

6. Organização do Salão

 

Organize as mesas e cadeiras, garantindo um distanciamento de pelo menos 1,00 m entre elas; 

 

Tenha o layout ao lado com o “Exemplo de distanciamento seguro das mesas e fluxo nas filas”. Faça o download no link: https://bit.ly/2yQjiTP

 

 

 

7. Sinalizações de Segurança

 

Utilize adesivos no piso para sinalizar e orientar as pessoas em relação à distância segura de 1,00 m durante percurso nas filas;

 

 

 

8. Higienização do Ambiente

 

Mantenha um funcionário higienizando o salão e as mesas do local com álcool 70%. As mesas devem ser limpas preferencialmente na presença dos clientes, antes deste sentar;

 

Dica: *Preferencialmente, este funcionário deve estar identificado e utilizar uniforme diferente dos demais que servem os alimentos.

 

 

 

9. Higienização dos Clientes

 


Distribua álcool gel 70% em pontos estratégicos do restaurante para a utilização dos clientes;

 

 

 

10. Informação

 

Instale totens, placas ou um banners na entrada do restaurante explicando o novo sistema de serviço e as medidas de segurança do local;

 

 

11. Proteção durante o Pagamento

Nos restaurantes de varejo, use um protetor de acrílico no caixa. Esta medida evita o contato direto entre o operados e os clientes; 

 

 

Gostou das dicas? Então, mãos à obra! Adapte seu restaurante self-service ao formato “Você escolhe, nós servimos” e deixe seu estabelecimento pronto para um funcionamento seguro durante e após a crise da COVID-19. 

 

Se preferir, disponibilizamos estas dicas em guia completo, o qual você pode fazer download com o link ao lado: https://bit.ly/2UUHkWb

 

Caso queira mais informações, entre em contato através do link abaixo ou fale com um de nossos consultores.

 

Link: https://bit.ly/2YWOPLT

 

Contato: Telefone fixo +55 (19) 3871.3625 / Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / 

E-mail comercial4@allkit.com.br.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Linkedin