PcD : Acessibilidade em Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação


Foto: Shirley Ryan AbilityLab / Divulgação: ADA - Considerations in Food Service Design

Acessibilidade PcD significa dar às pessoas com deficiência condição para alcançarem e utilizarem, com segurança e autonomia, os espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, as edificações, os transportes, os sistemas e meios de comunicação. Nosso foco, aqui, será explorar alguns aspectos de acessibilidade PcD em estabelecimentos de alimentação como restaurantes de empresas ou comerciais, padarias e similares, que oferecem refeições no sistema self-service. Para isso, preparamos uma lista com alguns pontos relevantes. Confira, abaixo.

1. Disponibilize o cardápio na entrada do restaurante/estabelecimento, assim, os clientes podem iniciar o processo de decisão e escolha antes de acessar o fluxo de autosserviço. Você pode utilizar totens para cardápio, módulos de parede ou displays digitais. Não deixe de avaliar sobre a necessidade de utilizar outros idiomas e o sistema braile.

2. O balcão buffet self-service deve conter placas e sinalizações apresentando os alimentos expostos, de modo que, os clientes cadeirantes possam identifica-los com facilidade. Existem alguns dispositivos com espelhos que permitem a perfeita visualização dos produtos expostos.

3. Existem padrões e medidas adequados para que os balcões buffet possam ser acessados com facilidade, permitindo o manuseio prático e confortável para todos os clientes, incluindo aqueles em cadeiras de rodas.

4. Os temperos, ingredientes complementares e talheres devem estar posicionados em locais estratégicos, criando uma experiência agradável aos clientes PcD.

5. O espaço entre os mobiliários e os corredores devem ter largura apropriada para que cadeirantes possam manobrar com tranquilidade.

6. A área de alimentação deve ter algumas mesas adaptadas à altura e medidas práticas para clientes PCD.

7. A entrada e saída do restaurante/estabelecimento devem ter rampas de acesso, facilitando a entrada de pessoas em cadeiras e rodas. Não esqueça dos acessos “detectáveis por bengala” para pessoas com deficiência visual.

Gostou das dicas? Não perca tempo, entre em contato com um de nossos consultores e desenvolva projetos modernos com acessibilidade e conforto à todos seus clientes.

Link: https://bit.ly/2YWOPLT

Contato: Telefone fixo +55 (19) 3871.3625 / Whatsapp +55 (19) 9.9908.2269 / E-mail: comercial2@allkit.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle