Planejando a estrutura de atendimento, exposição e distribuição de alimentos

August 8, 2019

Planejar a estrutura física para atendimento de clientes e exposição de alimentos, de um varejo de alimentação não é uma tarefa simples. É um tema abrangente e, requer conhecimento operacional para se alcançar um bom resultado. Afinal, uma exposição adequada pode garantir maiores vendas e, consequentemente, o sucesso do seu negócio.

Você deve considerar o tipo de serviço que você vai prestar, a variedade dos produtos que vai servir, a quantidade de pessoas que vai atender, etc.


Por isso, escrevemos este artigo, aonde vamos te apresentar algumas dicas importantes que devem ser consideradas na hora de planejar a estrutura física da sua loja de alimentação, especialmente dos locais de atendimento de clientes e exposição dos alimentos, onde temas como conservação dos alimentos, ergonomia e valorização dos produtos são fundamentais para proporcionar uma boa experiência para o consumidor.

Você precisa responder algumas questões para desenvolver um bom planejamento das áreas de atendimento de clientes e exposição de alimentos. Envolva os profissionais cruciais do projeto, como operacional, arquitetura e o fornecedor dos mobiliários.



E agora vamos à algumas questões que julgamos importantes:

1. Qual é o perfil deste projeto? É uma remodelação, ampliação (novo serviço) ou uma construção de um novo estabelecimento?

2. Você deseja imprimir um visual totalmente novo ou fazer uma complementação de um ambiente existente?

3. Você é prático e quer uma solução pronta ou algo criativo e exclusivo?

4. Você precisa de uma estrutura flexível para usar de maneiras diferentes em vários momentos? Ou algo tradicional com aplicações específicas?

5. Os balcões e vitrines de atendimento serão abastecidos por uma cozinha próxima ou você pretende realizar algumas preparações e finalizações ao vivo, na frente do cliente?

 

*Dica: Se for finalizar na frente do cliente, avalie com atenção o sistema de exaustão (coifa).

6. Você conhece o fluxo dos clientes dentro do seu estabelecimento? (por onde vão acessar o local do atendimento e, em que lugar vão consumir e realizar o pagamento)

7. Que tipo de serviço você vai prestar? Como será a forma de venda, as pessoas vão se servir? Sua equipe vai atender os clientes, apresentar e entregar os produtos no balcão?

 

*Dica: Você pode ainda utilizar outra forma inovadora de serviço ou até mesmo combinar as diversas formas de atendimento.

8. Em função do fluxo e tipo de serviço você poderá definir aonde vai expor os produtos e também como será realizada a reposição dos produtos de forma a não atrapalhar os clientes.

9. Qual a variedade de produtos? Sim é fundamental listar e definir a variedade e a quantidade aproximada de produtos que você vai fornecer. E também identificar quais são servidos quentes, frios e em temperatura ambiente.
 

*Dica importante: Expor pequenas quantidades e realizar a finalização cadenciada vai garantir que os produtos sejam entregues com qualidade superior. Por exemplo, assar pães de queijo em várias fornadas de pequenas quantidades em vez de assar muitos de uma só vez.

10. Quantas pessoas você vai servir e em quais turnos ou horários? (Ex.: Servir 300 pessoas durante um dia, por exemplo, das 8 às 18h é totalmente diferente do que atender 300 pessoas no almoço das 12 às 14h).

11. Avalie a necessidade de armazenamento de produtos que serão expostos ou utilizados para preparar os alimentos comercializados. Avalie o que será conservado sob refrigeração (temperatura positiva e negativa), em temperatura ambiente e em temperaturas acima de 65 graus (conservação à quente).

12. Como será a comunicação no local do atendimento? Como você vai apresentar as opções de produtos e os preços?

 

*Dicas: A comunicação visual junto aos balcões e vitrines pode facilitar a experiência do consumidor. Considere a utilização de marcas ou nomes para os diferentes serviços. Por exemplo: “Comida Brasil" para um buffet self-service, “Verdes Folhas” para um serviço de saladas montadas na frente do cliente. “A Lá Minuta” para um serviço de pratos rápidos, etc.
 


Apresentados os pontos importantes e dicas, vamos comentar outras questões.

 
O ideal é você contar com a ajuda de um profissional de projetos – arquiteto, engenheiro ou projetista. Existem alguns especializados em projetos de estabelecimentos de alimentação. Ou se você tem alguma experiência e algum conhecimento de projetos (escala e medidas), tenha em mãos a planta da sua loja e desenhe as ideias iniciais.

Uma boa alternativa é reunir as respostas destas questões, a planta da loja (do prédio), algumas fotos do local, as suas ideias iniciais e visitar alguns fornecedores de mobiliários para exposição e distribuição de alimentos. Distribuidores e fabricantes de balcões e vitrines normalmente tem modelos para lhe apresentar, além de profissionais da área de projetos que podem lhe ajudar a definir uma boa proposta. Você também pode iniciar o estudo com base em um kit padrão (um projeto modelo) e, a partir daí, fazer os ajustes necessários para atender as características e demandas do seu negócio.

Balcões e vitrines para conservação e exposição de alimentos aquecidos e refrigerados são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos comercializados, por isso precisam ser totalmente confiáveis.

Os fabricantes consolidados e bem posicionados apresentam modelos planejados com projetos de engenharia bem testados, sendo estes modulares com medidas padronizadas, com algumas possibilidades de personalização. Fique atento às opções fabricadas sob medida, sem padrões e projetos testados anteriormente, estes produtos podem lhe trazer muitos problemas e prejuízos.

Agora que você já conheceu algumas dicas para planejar com sucesso a estrutura de seu estabelecimento fora do lar, conheça a linha de mobiliários de exposição e distribuição de alimentos da Allkit, nos links abaixo.

-Distribuição de Alimentos: https://www.allkit.com.br/distribuicao-de-alimentos
-Exposição de Alimentos: https://www.allkit.com.br/exposicao-de-alimentos
-Atendimento: https://www.allkit.com.br/balcao-de-atendimento

Conheça, também, o Criando Projetos, modalidade da Allkit que visa auxiliar a desenvolver projetos de estabelecimentos de alimentação fora do lar.
-Criando Projetos: https://www.allkit.com.br/como-comprar

Caso queira mais informações, clique, no link, abaixo, ou entre em contato com um de nossos consultores.

Link: https://bit.ly/2YWOPLT

Contato: Telefone Fixo +55 (19) 3871.3625 / Whatsapp +55 (19) 9.9908.2269 / E-mail comercial1@allkit.com.br.

 

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