Tendências no varejo de alimentação: supermercados, padarias, empórios, cafeterias e restaurantes em

Acompanhar as tendências de comportamento e consumo das pessoas para manter um negócio de varejo de alimentos moderno e atraente para os consumidores, não é uma tarefa fácil. Por isso nós temos aqui algumas dicas valiosas para você.

O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Padarias, cafeterias, lanchonetes, empórios especializado e restaurantes em geral também são negócios de varejo de alimentos.

Cada vez mais o conceito de multi-serviços e conveniência está se ampliando e consolidando no varejo de alimentação e os estabelecimentos oferecem diversos serviços combinados, num mesmo local.

Conveniência significa ser conveniente, interessante, que atende ao gosto, às necessidades, ao bem-estar das pessoas. E por isso devemos estar atentos às tendencias de comportamento que geram os desejos de consumo das pessoas.

A falta de tempo em função das muitas demandas do nosso cotidiano gera algumas necessidades e expectativas que uma vez resolvidas vão gerar conveniência para os consumidores e consequentemente maiores vendas para os estabelecimentos e fidelização.

Seções de Rotisseria (venda de comida pronta), congelados e hortifrútis pré-prontos são tendência importantes de consumo e grandes oportunidades para os varejistas de alimentação, uma vez que ajudam os consumidores a poupar tempo.

Take Away ou Grab and Go, que significa Pegue e Leve, também são modelos de venda de alimentos que além de novidades no Brasil, vem de encontro com essa tendência e expectativa agilidade dos consumidores.

Como as pessoas estão cada vez mais em busca de uma vida saudável e a saúde depende invariávelmente da alimentação, podemos facilmente identificar inúmeras oportunidades para aumento das vendas, disponibilizando:

  • Frutas processadas e sanitizadas, sucos e vitaminas;

  • Saladas variadas, inclusive com carnes e outras proteínas;

  • Carnes assadas e muitos outros alimentos prontos para o consumo.

Estes alimentos podem ser ofertados em diferentes formatos e embalagens, desde mono porções para consumo individual – que pode ser um lanche de consumo rápido – até porções tipo família para as pessoas consumirem em casa.

Produtos orgânicos e naturais, de todos os tipos também vem ao encontro dessa busca por saúde. Assim, cada vez mais, crescem os empórios especializados em alimentos saudáveis. Uma boa opção pode ser o incremento do seu negócio com uma seção de alimentos saudáveis, que pode ser por exemplo um empório à granel, com farinhas, grãos e cereais, além de uma infinidade de outros produtos. Nos Estados Unidos este modelo é uma realidade consolidada, conhecido como “Bulk Food”.

O uso de expositores com dispensers para venda à granel garante um padrão de qualidade superior, com a modernidade, organização e higiene adequada. Neste modelo o cliente pode escolher o produto e servir a quantidade que desejar. Além da variedade e qualidade dos produtos este modelo agrada muito em função dos preços que são menores do que os produtos industrializados.

A alternativa de produtos e embalagens menores, para atender os solteiros e famílias pequenas também deve ser considerada por ser uma necessidade dos consumidores.

Estes são alguns exemplos de tendências que vem crescendo e se consolidando ao longo dos tempos, como resultado de mudanças sociais no Brasil e no mundo.

Os varejistas de alimentos devem estar atentos a estas mudanças e em busca de soluções inovadoras que possam resolver os problemas das pessoas, para assim despertar o interesse e fidelizar os consumidores.

Uma boa forma de pensar é identificar “ o problema ”, ou seja, as necessidades e expectativas das pessoas. E a nossa dica é que de maneira geral, os consumidores querem cada vez mais praticidade e agilidade nas compras de dia-a-dia e estão cada vez mais preocupados com a saúde.

Isto tudo faz parte da evolução e amadurecimento do mercado, onde os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e participativos e os varejistas devem se atualizar e modernizar seus estabelecimentos para não perder espaço para a concorrência.

Estas são as nossas dicas para você manter o seu negócio de varejo de alimentos moderno e atraente, acompanhando as tendencias do mercado e consumidores.

Se você quiser implantar ou atualizar o seu negócio conheça a linha completa de mobiliários para exposição e distribuição de alimentos da Allkit.

Nós temos soluções completas para exposição e venda de :

  • Rotisseria (venda de comida pronta);

  • Take Away ou Grab and Go;

  • Frutas processadas e sanitizadas, sucos e vitaminas;

  • Saladas variadas, inclusive com carnes e outras proteínas;

  • Carnes assadas e muitos outros alimentos prontos para o consumo;

  • Expositores com dispensers para venda à granel;

Aproveite e conheça nossos kits para Cafeterias e Lanchonetes no link, www.allkit.com.br/kits-cafeteria-lanchonete.

Orçamentos, dúvidas e informações pelo comercial1@allkit.com.br ou (19) 3871-3625.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle