Allkit (Valinhos) I Missão Chicago

Desvendando a Whole Foods Market:

O segredo da varejista pioneira em produtos orgânicos

Você já ouviu falar na Whole Foods Market? Esta é uma rede americana de supermercados e grande pioneira na venda de produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes. A empresa foi fundada em 1980, no Texaas, e é a maior rede de lojas do segmento de varejistas com foco em produtos orgânicos. A marca foi fonte de inspiração para marcas como Mundo Verde, no Brasil, e a Eataly, presente em diversos países.

Em busca do segredo do sucesso desse grande varejista, a Allkit realizou uma visita técnica na Whole Foods Market de Chicago, onde desvendamos os conceitos e técnicas que elevaram o patamar e vendas da marca a um ponto de sucesso, assim, chamando a atenção da gigante Amazon, que a comprou em 2017 por 13,7 bilhões de dólares. Confira os principais pontos estratégicos e tendências abaixo.

Conceitos de Exposição e Distribuição de Produtos,

Arquitetura da Loja e Mix de Produtos

Todo o conceito de exposição e distribuição dos alimentos vai de encontro com a proposta do tipo de produto ofertado pela Whole Foods Market. A linha de mobiliários e distribuidores de alimentos e produtos é toda composta no melhor "estilo industrial", que além de ser uma tendência, casa muito bem com a apresentação dos produtos orgânicos e sem conservantes. Além disso, as vitrines e expositores são modernos e usam "displays" que criam maior destaque aos alimentos e produtos.

Outro diferencial da Whole Foods Market para outros varejistas é que além de vender os produtos convencionais orgânicos e ter praticamente, um complexo alimentar dentro de suas filiais, com hortifrutis, panificadoras e confeitarias, a marca ainda agrega valor em sua apresentação de alimentos ofertando saladas, sushis, pizzas, sanduíches, pratos quentes e outros tipos de alimentos, tudo pronto para consumo. Essa estratégia vai de encontro com uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, o "Grab and Go", também conhecido como "Take Away". Esse conceito se consolida em oferecer alimentos prontos para consumo, sejam eles consumidos fora ou dentro do local da compra. 

Uma estratégia também observada dentro da Whole Foods é o uso de cross merchandising, que são espaços, nichos ou pequenas prateleiras fixadas nos expositores de alimentos. Essa técnica permite que o varejista oferte uma venda de produtos casada, por exemplo, colocar um frango assado como um alimento em destaque, e ofertar a farofa como complemento do produto, sendo tudo exposto em um mesmo mobiliário.

A busca por Alimentos Saudáveis

Bulk Food, Whole Foods Market (Chicago)

As pessoas estão cada vez mais em busca de uma vida saudável e a saúde depende invariavelmente da alimentação. Com essa tendência, podemos facilmente identificar inúmeras oportunidades para aumento das vendas. A Whole Foods Market sabe trabalhar bem esta oportunidade pois conseguimos observar esta característica acerca de toda a loja. É comum avistarmos produtos como: 

 

  • Frutas processadas e sanitizadas, sucos e vitaminas;

  • Saladas variadas, inclusive com carnes e outras proteínas;

  • Carnes assadas e muitos outros alimentos prontos para o consumo.

 

Estes alimentos são ofertados em diferentes formatos e embalagens, desde mono porções para consumo individual – que pode ser um lanche de consumo rápido – até porções tipo família para as pessoas consumirem em casa.

 

Além disso, produtos orgânicos e naturais, de todos os tipos também vem ao encontro dessa busca por saúde, e são exatamente os produtos típicos da marca.  Assim, cada vez mais, crescem os empórios especializados em alimentos saudáveis, o que pode ser uma boa opção como incremento de um negócio varejista, com uma seção de alimentos saudáveis, por exemplo um empório à granel, com farinhas, grãos e cereais, além de uma infinidade de outros produtos. Aqui em Chicago, na Whole Foods Market, como em todos os  Estados Unidos, este modelo é uma realidade consolidada, e é conhecido como “Bulk Food”. Confira este modelo na imagem acima.

O que achou das tendências vistas na Whole Foods Market e na NRA em Chicago? Curta, comente e continue acompanhando a  Allkit nas redes sociais e no site que em breve teremos novidades que vão de encontro com 

os conceitos mais modernos de exposição e distribuição de alimentos.

Acompanhe a Allkit, esteja sempre atualizado e modernize seu negócio de alimentação.

  • FanPage Allkit
  • Allkit no Linkedin
  • Siga Allkit no Instagram

MISSÃO CHICAGO